Busca

4a. Reunião Semestral da ANSP - RSA4

 

 Assista às atividades da RSA4 ao vivo: www.faacwebtv.com.br/rsa4

 

Nesta quarta edição das Reuniões Semestrais da ANSP, discutiremos a "Convergência Rede-Nuvem" e suas implicações para as instituições de educação e pesquisa do Estado de São Paulo.

O conceito de SDN (Software Defined Networking) ou Redes Definidas (criadas, organizadas, configuradas) por Software, em Português, parece firmar-se cada vez mais nas comunidades de redes, em particular, nas redes internas de Data Centers. No meio universitário e de pesquisa, a ideia de redes definidas por software, com os métodos associados principalmente ao protocolo OpenFlow, ganha força como uma alternativa ao caos gerado pela administração de centenas ou às vezes milhares de VLANs (Virtual Local Area Network) necessárias aos grandes projetos computacionais internacionais, como ocorre nas áreas de Física de Altas Energias e Astronomia.

Simultaneamente, a ideia de nuvem computacional firma-se em todos os mercados como uma alternativa aos problemas de suporte e segurança nas empresas que não são da área de computação ou redes mas utilizam computadores como base de seus negócios. Isso se aplica também aos meios universitário e de pesquisa, acrescido da esperança de que a nuvem resolva o problema do compartilhamento ótimo de recursos computacionais muito grandes, de alta performance e alto custo.

No Estado de São Paulo, as principais universidades de pesquisa começam a criar suas nuvens computacionais e seus centros de computação já vêm discutindo as redes definidas por software há algum tempo. Projetos como a Nuvem da USP, o FIBRE (Future Internet Testbeds Experimentation between Brasil and Europe) que, em São Paulo, envolve CPqD,  RNP, UFSCar e USP, e o projeto OpenFlow da ANSP, que envolve a maioria das universidades de pesquisa de São Paulo, são exemplos dessa tendência.

 

ÁREAS DE INTERESSE SUGERIDAS PARA A RSA4

 

TECNOLÓGICAS

  • Protocolos de virtualização de redes
  • Protocolos de virtualização de fatias
  • Integração de sistemas virtualizados
  • Escalabilidade e governança de sistemas virtualizados

  POLÍTICAS

  • Necessidades dos projetos científicos do Estado de São Paulo
  • Colaboração nas redes compartilhadas do Estado de São Paulo e o caminho para as redes inteligentes
  • Ética, individualidade e privacidade nas redes inteligentes

 

Veja as atividades já confirmadas no botão PROGRAMA do menu.

Veja os cursos e workshops já confirmados no botão CURSOS/WORKSHOPS do menu.

Veja todo o material já publicado da reunião no botão PUBLICAÇÕES do menu.